O pladur ou gesso cartonado é um painel feito de sulfato de cálcio desidratado (gesso) geralmente pressionado entre um facetador e um suporte. É usado para fazer paredes e tetos interiores. Esta construção 'Drywall' tornou-se popular como uma alternativa mais rápida ao tradicional ripado e gesso comum.
O gesso cartonado é usado para ajudar construtores e projetistas a cumprir os regulamentos de construção para proteção contra incêndio, isolamento acústico e eficiência térmica. Também pode ajudar a controlar a condensação e danos potenciais em áreas de alta humidade.
O principal uso do gesso cartonado é a construção de divisórias, forros de paredes ou tetos em qualquer edifício, desde hospitais e escolas até lojas e residências. Placas de gesso mais novas e inovadoras também podem ser usadas para fins de revestimento externo.
O gesso cartonado deve ser fixado numa armação de metal ou de madeira. A obra lisboa recomenda armações de metal. O pladur é um material 100% reciclável. Uma ótima opção em termos de qualidade/preço devido ao facto de ser um material com alguma resistência e de fácil aplicação.
O pladur é um material naturalmente resistente ao fogo, retém a humidade que é libertada durante um incêndio. Esta humidade controla a temperatura, permitindo que os sistemas de gesso cartonado sobrevivam a um incêndio por períodos de tempo substanciais.
O pladur é um excelente material para criar divisões e tetos falsos. O facto de ser leve e algo flexível permite ter diversas funções além da criação de divisões. É possível criar móveis, estantes, mesas e até lavatórios em junção com outros materiais que permitem o enrijecimento do gesso cartonado como o microcimento. É também usado na criação de efeitos nos tetos. Na obra Lisboa, colocamos sempre um revestimento de lã-de-vidro de forma a criar um isolamento térmico e acústico.
Especialistas em aplicação de pladur em qualquer tipo de superfície e espaço.